terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ETELVININHA, GERTRUDES?... - VOCÊ DECIDE!

No processo evolutivo rumo à paternidade surge agora a conturbada fase de escolha de um nome adequado à Etelvininha.
.
Todos estamos cientes da importância da atribuição do nome e do modo corrosivo como este pode condicionar a saúde mental e, inclusivamente, toda a vida do portador do mesmo. É a marca que nos identifica e com a qual temos que conviver para o resto da vida. Assim sendo, a selecção terá que ser verdadeiramente criteriosa.
.
No momento da escolha do nome próprio, estamos a decidir se vamos educar uma criança saudável e autoconfiante ou se vamos criar o próximo alvo de chacota de todo um Universo Escolar. Todos tivemos uma Sandra Marlene ou uma Patrícia Milene na nossa turma e bem sabemos o calvário por que passaram (e provavelmente ainda passam). Nada dá mais prazer do que achincalhar um nome, ou principalmente, associações de nomes verdadeiramente hilariantes.
Questiono-me muitas vezes, quando me deparo com determinadas "aberrações", como terá sido o processo de eleição do nome e, acima de tudo, sob o efeito de que tipo de drogas é que os pais se encontravam naquele momento crucial. Imaginem só (tentem, reconheço que é muito difícil)...
.
Alguém (in)consciente terá dito:
- Ruben Diocleciano... gosto! Acho que é um bom nome para o nosso filho! Que achas?
E o mais incrível é que houve mais alguém que, em vez de insultar devidamente quem acabara de proferir tamanha barbaridade, concordou:
- Sim, Ruben Diocleciano parece-me bem. Gosto mais deste do que das outras hipóteses, Zózimo e Anfilóquio.
.
Meus amigos, parece impossível, mas este tenebroso episódio aconteceu pelo menos uma vez na História da Humanidade. Garanto-vos que há um atormentado Ruben Diocleciano a vaguear por aí. Assim como um Valter Diógenes e um Ciríaco Romualdo.
.
Analisando a fundo, o Curioso Caso de Benjamin Button não é assim tão curioso, pois há nomes que imediatamente "exponenciam" a idade da pessoa em questão.
Para uma melhor explicação fica aqui o seguinte exemplo: não há nenhuma Gertrudes com menos de 70 anos. Não existe uma única criança com este nome, é proibido por lei. Todas as Gerturdes nascem automaticamente acima dos 70 e, se os pais decidem chamar Gertrudes a uma filha, serão surpreendidos, no momento do parto, com uma septuagenária de pele rugosa (mas pelo menos sem dentes, como um bébé) à qual planeavam chamar Princesinha.
.
Ora, por todos os motivos que acabo de enunciar, Etelvina e eu concluímos que o melhor e mais racional modo de escolher o futuro nome da nossa Etelvininha será... a votação popular!
Normalmente, deste tipo de votação resultam excelentes e, acima de tudo, fidedignos resultados. E quem melhor do que os leitores do Blog para tomar tão árdua decisão?
.
Portanto, na Sondagem da coluna à sua direita, poderá votar, entre os vários nomes conjecturados, naquele que acha que melhor se adequa à Etelvininha... (A votação estará aberta até 31 de Março)

Aqui fica a lista (na coluna da votação os nomes não estão muito visíveis, mas poderá visualizar melhor se seleccionar os nomes na coluna):

- Visitação Lucinda
- Alexina Márcia
- Leila Silvana
- Armandina Felismina
- Soraia Elisabete
- Porfíria Fernanda
- Nídia Guiomar
- Bibiana Marli
- Michelle Libânia
- Jessica Francisca
- Ninfa Flor
- Estephanie Elisabete
- Cristiana Adalgisa
- Cizeltina
- Domitília
- Norvita Assunção
- Vânia Mabilda
- Álea Anunciação
- Fevrónia
- Pórcia
- Febe Cristina
- Sidónia Fernanda
- Ofélia Orquídea
- Brilhantina
- Clarisse Jacinta
- Luciana Eufémia
- Mimosa
- Eufrasina Carmen
- Rosa Donzília
- Astéria Cândida
- Umbelina Emília
.
Nota: Todos os nomes incluídos na lista pertencem a "personagens" da vida real.

9 comentários:

Anónimo disse...

Seria estimulante a atribuição de um pequeno prémio para todos os que votem no nome ganhador.
Pense nisso...

Jimi disse...

Sim, mas como a votação parcial é visível, bastava fazerem uma "panelinha" e eu é que ia à falência...

Anónimo disse...

Tenho pena que não seja um rapaz porque a minha fixação no nome PRITECHE MARIA, coisa devidamente reconhecida em registo, deixa-me frustrada...
Ainda estou indecisa em qual destas belezas hei-de votar. Mas não deixarei de cumprir a minha cívica obrigação!
tirasdemilho

Anónimo disse...

eu gosto mais de nomes clássicos... tipo... Cátia Vanessa... Como é que vocês não têm essa hipótese??

Anónimo disse...

Poi' zé, papá Jimi! Tenho olhado, olhado, andado a olhar, a sorver, a embevecer e ... nada! Mesmo nada!
Ainda não me decidi. E estou podre!! Porque ele há nomes carecas de boonnns ... a ZERO! Mas hei-de decidir-me! Ou não me chame ZéManel@!
ZéManela@ (Jubilada!)

Anónimo disse...

Parabéns meu caro amigo!

Tenho pena que o nome Romualda Alessandra não esteja na lista de nomes para votação, pois é, desde sempre, o meu predilecto!

p.s. próximo "arrebenta" tolas em minha casa...combinem isso!

Abraço

Anónimo disse...

Podemos sugerir misturas dos nomes, não podemos? É que também lindo, lindo é Febe Fevrónia (também pensei em Fevrónia Febe). É que assim poderíamos dar-lhe o terno diminutitivo "FéFé". De preferência a pronunciar nasalado. Ou mesmo em falsete.
ZéManel@ - jubilada

Anónimo disse...

Mas não é que eu ainda não me decidi? Tenho andado a pppeeennnsssaaarrrr. E, continuo muito indecisa ... mesmo. É que me tenho recordado de nomes que por mim já passaram. E não é que me lembrei que, quando eu ainda estava no activo,conheci uma IMPERATRIZ? Isso mesmo: IMPERATRIZ!
Mas o cúmulo da zémanelice, o que eu acabo de eleger como o rei, o máximo da zémanelice ... é LIBERTINA! Não é supimpa?? E que tal LIBERTINA DA VISITAÇÃO? ZéManel@ Jubilada

Anónimo disse...

Finalmente decidi-me: acabei de votar! Num do "Menu", claro! E não digo qual, não senhora!
Ah! Mas LIBERTINA VISITAÇÃO fica-me atravessado!
E que a nossa "Vininha" fique feliz também com o nome que lhe vão dar!
ZéManel@ Jubilada